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11.) ATIVIDADES INDICADAS PARA SE TRABALHAR ALUNOS COM TDAH:

Os alunos hiperativos têm dificuldade em se concentrar e dificilmente se interessam por atividades pedagógicas tradicionais e sedentárias. Nesse caso selecionamos algumas atividades que são divertidas e ao mesmo tempo exigem atenção e concentração, jogos de competição em grupo que são altamente motivadores e socializadores, sugerimos também que os professores se utilizem ao máximo de recursos de multimídia como TV, DVD e computador, pois em geral eles se interessam muito por tudo isso, mas claro com conteúdos ingressos nos temas a ser trabalhados, onde eles possam se desenvolver cognitivamente brincando.

11.1 QUEBRA CABEÇA
O quebra-cabeça é um tipo de brinquedo que desafia a inteligência da criança. O interesse que desperta pode estar relacionado ao grau de atração e o de dificuldade que ele apresenta: se for fácil demais, não constituirá desafios, mas também, se for difícil demais, provocará desistência ao invés de motivação.

Quando o brinquedo tiver um grau de dificuldade muito alto, pode-se montar em cima de uma prancha e riscar as suas formas e numera-las para facilitar sua utilização. “Essa atividade estimula o pensamento lógico, composição e decomposição de figuras, discriminação visual, atenção e concentração”. (CUNHA, 1997, p. 45).

11.2 JOGO DA MEMÓRIA
Pensamento e inteligência são sinônimos, pois o pensamento representa o uso ativo da inteligência. A fonte da inteligência é a experiência, que provoca o funcionamento do pensamento em seu nível mais alto. A teoria de Piaget afirma que o desenvolvimento global da inteligência é a base sobre a qual repousa todo aprendizado. A aprendizagem só acontece se a criança tiver mecanismos por meio dos quais possa relacionar as informações. Todas as características da inteligência humana vêm à tona através do processo de desenvolvimento. Diante disso, Cunha (1997, p. 48) cita que: “O jogo da memória estimula o pensamento, memorização, identificação de figuras, estabelecimento do conceito de igual e diferente e orientação espacial”.

11.3 O QUE SERÁ?
Quando o ambiente da escola é estimulante, faz surgir interesses que irão gerar energia para que sejam perseguidos. As brincadeiras de “adivinhar” são muito estimulantes porque constituem desafio explícito. Se forem bem conduzidas, levarão as crianças a descobrirem que poderão alcançar melhores resultados se fizerem perguntas mais objetivas. Isso pode ser feito também, limitando-se o número de perguntas que cada criança ou grupo pode fazer para chegar à resposta correta. Esse jogo estimula pensamento lógico, dedução, reconhecimento do todo através de uma parte, atenção e observação, nomeação e discriminação visual.

11.4 JOGO DE ASSOCIAÇÃO
Sendo a linguagem um sistema de símbolos, ela deve ser sempre associada à experiência direta. O vocabulário e os conceitos devem ser introduzidos sempre através de atividades concretas, desenvolvidas pelas crianças, para que tenham real significado. Estimula o pensamento, associação de idéias, linguagem verbal, criatividade, atenção e concentração e percepção visual (CUNHA, 1997, p. 50).

11.5 ESPORTES
Todo tipo de esportes são bons para hiperativos, principalmente os coletivos, que não só ajudam a gastar a energia, como ensinam a obedecer regras. Não há necessidade de cortar atividades da agenda, pois eles funcionam bem e com bastante adrenalina (NEVES, 2005, p. 53).

11.6 BRINQUEDOS E LIVROS
Brinquedos recomendados são os que prendam a atenção e exercícios que ajudam na coordenação motora ajudam na memória e na hiperatividade. O tempo em frente ao videogame deve ser limitado. Como é excitante, os hiperativos podem passar mais tempo jogando e não se dedicando às outras atividades. Para incentivar a leitura, os pais e professores devem preferir livros com letras grandes, frases curtas, muitas figuras, histórias curtas e interessantes.