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5.) TDAH NA SALA DE AULA:

Quem nunca ouviu falar ou já conviveu com uma criança excessivamente agitada, que não pára um minuto e que mesmo quando esta sentada não consegue ficar quieta? Ou então uma criança totalmente distraída, que vive no “mundo da lua" e que basta passar um mosquito voando para que ela se distraia e perca totalmente a noção do tempo?

O TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) é um transtorno de ordem mental que surge na infância antes dos 07 anos de idade, e de acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção – ABDA, esse transtorno ocorre em 3 a 5% da população mundial, tendo as características referenciadas acima presentes e persistentes por um período maior do que seis meses.

Na criança o principal prejuízo ocorre na escola, pois não consegue se concentrar nas aulas, se distrai com facilidade e comete erros por desatenção embora saiba a matéria. Quanto à hiperatividade se manifesta pela dificuldade de permanecer sentada por muito tempo, e mesmo parada continua mexendo os pés e as mãos. Além disso, comporta-se de forma precipitada, não consegue esperar por sua vez e freqüentemente interrompe as outras pessoas.

Sabe-se hoje que o TDAH decorre de fatores genéticos e ambientais, portanto, é freqüente que na família dessa criança haja outras pessoas com o mesmo transtorno.

Estudos comprovam também que em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos.

Para se chegar a um diagnóstico de TDAH na criança é preciso que várias das queixas descritas na lista abaixo, estejam presentes em pelo menos dois ambientes distintos (exemplo: casa e escola), e que esses sintomas causem prejuízos significativos no dia-a-dia da criança.

a) Não consegue prestar muita atenção a detalhes ou comete erros por descuido nos trabalhos da escola ou tarefas.

b) Tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades de lazer.

c) Parece não estar ouvindo quando se fala diretamente com ela.

d) Não segue instruções até o fim e não termina deveres de escola, tarefas ou obrigações.

e) Tem dificuldade para organizar tarefas e atividades.

f) Evita, não gosta ou se envolve contra a vontade em tarefas que exigem esforço mental prolongado.

g) Perde coisas necessárias para atividades (p. ex: brinquedos, deveres da escola, lápis ou livros).

h) Distrai-se com estímulos externos.

i) É esquecido em atividades do dia-a-dia.

j) Mexe com as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira.

l) Sai do lugar na sala de aula ou em outras situações em que se espera que fique sentado.

m) Corre de um lado para outro ou sobe demais nas coisas em situações em que isto é inapropriado.

n) Tem dificuldade em brincar ou envolver-se em atividades de lazer de forma calma.

o) Não pára ou freqüentemente está a "mil por hora".

p) Fala em excesso.

q) Responde às perguntas de forma precipitada, antes de elas terem sido terminadas.

r) Tem dificuldade de esperar sua vez.

s) Interrompe os outros ou se intromete (Ex: mete-se nas conversas/jogos).

É muito importante o diagnóstico do TDAH na infância, pois os prejuízos causados por esse transtorno vão se acumulando ao longo do tempo. O diagnóstico do TDAH é multidisciplinar e além da medicação quando necessária, abordagens psicopedagógicas e comportamentais auxiliam no controle e melhoram a capacidade da criança para enfrentar suas dificuldades cotidianas.